Você sai na rua e os passarinhos cantam e a Amsterdam está colorido com flores e tulipas. É primavera na Holanda. Isso quer dizer que o famoso Jardim das Flores, o Keukenhof está aberto! Visitar o Keukenhof e os campos de tulipa é uma oportunidade imperdível na vida, um espetáculo que não irá esquecer.
E eu vou te dar todas as dicas para você curtir o parque das flores e levar para casa uma experiência inesquecível.
Vem comigo!
Ache o que precisa:
Quando abre o Keukenhof, o jardim das tulipas, em 2024?
Essa é a primeira surpresa de muita gente. O parque das flores Keukenhof só abre durante a primavera, por cerca de nove semanas entre março e maio.
Em 2024 o Keukenhof estará recebendo os visitantes do mundo todo entre 21 de março e 15 de maio!
São 9 semanas de parque de flores, tulipas e cores para você curtir na primavera de Amsterdam. Qualquer uma dessas 9 semanas é uma boa visitar o Keukenhof, mas se puder escolher, eu vou te ajudar a escolher…
Qual a melhor época para visitar o Keukenhof e ver as tulipas?
Eu pude conversar com exclusividade com o jardineiro mais experiente do Keukenhof, o Andre Beijk, que há 30 anos planta as flores do parque. Ele me disse o seguinte:
A temporada do parque Kekenhof se divide em três etapas.
No começo, na primeira etapa, há muitas flores, muitas cores, mas não tanto as tulipas. É um pouco frio ainda, mas você vai ter o parque mais vazio, e sempre bonito!
Depois, tem a segunda etapa, que começa lá pela terceira semana de abril. Nessa época há mais tulipas, muitas cores, mas é a época mais cheia do Keukenhof.
E depois, a terceira etapa, já quase verão, temos tulipas que florescem mais tarde. As árvores estão verdes e o tempo é mais quente.
Qual época a melhor época para visitar o Keukenhof então? A que você puder ir, claro. Mas se puder escolher, a terceira semana de abril e primeiras semanas de maio são as mais populares pelo grande número de flores abertas ao mesmo tempo.
Mas ó a pegadinha, préstenção: na Natureza não se manda! O clima influencia muito na floração, a às vezes ela atrasa ou adianta. Não tem como dar 100% de precisão.
Ah, Ducs, mas eu vou ao Keukenhof em março, eu em maio, ou…
Oras, mas vá! Vá sem medo, que flor vai ter, e vai ter de monte, e vai ser lindo. O Andre me contou que o pessoal do Keukenhof planeja o plantio para ter flores a temporada toda. Eles usam a seguinte técnica:
Eles plantam mais de uma espécie flor no mesmo lugar, com época de floração diferentes, em profundidades diferentes do solo. Assim, quando uma delas começa a fenescer, nasce outra no lugar e você tem flor enquanto o parque estiver aberto.
Esperto, né? Ou seja… Você vai curtir não importa a data.
Eu já fui ao Keukenhof dois dias antes da abertura ao público, como convidado, e o parque já estava lindo!
Mas e se tiver chovendo?…
Dá pra aproveitar o jardim Keukenhof na chuva?
Sim. Mas verifique a previsão do tempo pros próximos dias, e se ver que vai ter chuva, pode tentar reagendar, porque o parque fica ainda mais lindo com sol. Porém, sem stress se não der, leve sua capa de chuva e vá curtir, que vai estar lindão. E as flores adoram uma chuva, né?
É possível ver tulipas na Holanda depois que fecha o Keukenhof? Mesmo que em outro lugar?
Depende. Na Natureza não se manda. A temporada das flores acontece na primavera, e o Keukenhof certamente faz o máximo para estender o quanto pode (é um negócio lucrativo), mas realmente há um momento em que… bem, não há mais flores para se ver.
Ou seja, o parque fecha porque acabaram as flores!
Ainda existem algumas tulipas plantadas na cidade que podem durar um pouco mais, até começo do verão, em canteiros, mas infelizmente o parque fecha em maio, e só reabre no próximo ano. E no outono e inverno certamente não haverá tulipas, exceto talvez uma ou outra plantada numa estufa.
Quando é a Parada das Flores (ou desfile das Flores, se preferir) na Holanda?
A Parada das Flores é um desfile que acontece todo ano em abril, com carros alegóricos decorados de, que mais, chuta, vai lá, sim, flores!
De monte!
Os carros desfilam de Noordwijk até o Haarlem e passam pelo Keukenhof no meio do caminho, e se você estiver lá pode ver.
Em 2024 a parada das flores acontece no dia 20 de abril.
Atenção: o dia do desfile é BEM cheio e um tanto confuso. Na verdade, eu mesmo acho que acaba não valendo a pena ir nesse dia, porque acaba sendo tumultuado. Mas é uma experiência. Se for, vá com paciência.
Quanto tempo devo reservar para a visita ao jardim Keukenhof?
Daí vai de cada um, né? Mas o parque é grande e tem muita oportunidade de foto .
Se você for por conta própria, eu planejaria aí umas 3 ou 3 horas e meia de parque, e mais uma hora pra ir e uma hora pra voltar. Claro, ajuste conforme seu gosto.
E se você prefere ir com nosso guia no passeio que junta Zaanse Schans (a vila dos Moinhos) e Keukenhof no mesmo dia, dá pra ficar um pouco mais.
Qual o horário de funcionamento do Keukenhof?
Fique ligeiro com os horários: o parque abre as 8 e fecha as 19h30. O guichê de ingresso fecha as 18h00, mas de boa, se você chegar pra comprar ingresso as 18 você vai estar limitando a sua visita a 1h30 no máximo. Se quiser meu conselho, vai no dia seguinte…
Certo, mas o melhor horário para visitar o Keukenhof?
Por outro lado, por volta das três, quatro da tarde, as multidões estão menores, e se você ficar mais pro fim do funcionamento do jardim, ele esvazia bem e você pode fazer lindas fotos na hora dourada, quando o sol tá baixo!
Ok, hora de decidir. Vamos pro Keukenhof de carro ou de transporte público? Ou ainda com uma excursão guiada por um brasileiro? Vou te explicar cada uma.
Como chegar em Keukenhof usando o transporte público?
Segunda surpresa de muita gente, o jardim das flores não fica em Amsterdam não. Fica em Lisse, que é outra cidade. Mas pra ir é sussa. Você pode ir de carro (vá até Lisse e siga as placas pra Keukenhof). Eu já fui dos dois jeitos e é tranquilo.
Para ir de transporte público: vá até a Central de Amsterdam e pegue o próximo trem até o Schiphol (o aeroporto). Tem trocentos trens para o aeroporto, veja na plaquinha (ou pergunte) quando sai o próximo.
Chegando no Schiphol, pegue o ônibus 858.
Pra achar o ponto do ônibus, vá até o Arrivals 4 e vai indo pro lado do aeroporto. Tem uma saída lateral, a porta fica ao lado de um Starbucks. Segue as placas ou, se tudo mais falhar, pergunte.
(Normalmente nos casais o homem odeia perguntar, né? No nosso é diferente, a Carla odeia perguntar e eu em geral acho alguém e já saio perguntando…)
Como ir ao Keukenhof de carro?
Se você quiser, pode alugar um carro e seguir seu GPS até lá. Fizemos isso também, especialmente que a tropa aumentou e agora somos quatro Ducs.
Para calcular a rota e ter instruções passo a passo, a gente em geral usa o Google Maps mesmo, que inclusive funciona como GPS.
O parque tem gigantescos estacionamentos, bem sinalizados, com funcionários multilíngues orientando. Achamos tranquilo (mas guarde bem onde estacionou, e prepare-se para andar um tanto da sua vaga até a entrada do parque – há vagas para deficientes bem perto, porém. Aliás o parque todo é bem acessível para cadeirantes).
O estacionamento é pago e custa €8 em 2024. Você pode pagar estacionamento junto com a compra de seu ingresso.
Como curtir Keukenhof e os Moinhos de Vento no mesmo dia sendo levado com um guia brasileiro
Ou você pode desistir desse trampo todo e ir com a excursão Ducs Amsterdam com um guia brasileiro parceiro de anos, saindo de Amsterdam e indo conhecer Zaanse Schans (a vila dos moinhos perto de Amsterdam) e depois passando um tempão no Keukenhof, tudo com conforto e acompanhado.
Se quer saber, é a maneira mais prática e conveniente de ver o Keukenhof e a Vila dos Moinhos. Em vez de você ficar horas em transporte entre as duas atrações, procurando as coisas, você embarca com todo conforto, vai direto pro que interessa.
Você também tem a segurança de um guia profissional certificado, nativo na sua língua (e fala o holandês fluente também). São anos de experiência, milhares de pessoas satisfeitas com o que é, de longe, o melhor serviço guiado em português na Holanda.
Além de ficar tranquilo, você não perde os detalhes que a maioria passa batido e chega de volta com um dos melhores dias da sua vida na memória (e nas fotos). Você vai amar.
Sério, vale a pena!
Veja um exemplo de como é o passeio no vídeo abaixo:
Mas fica ligeiro, porque esse passeio é muito concorrido, só ocorre na primavera, e as vagas são limitadas, para garantir uma excelente experiência para todos. Reserve já:
Reserve seu passeio Parque das Tulipas + Vila dos Moinhos com Guia Brasileiro
O Carlos é um guia 🇧🇷brasileiro parceiro do Ducs Amsterdam🇳🇱 e irá te levar num passeio inesquecível pela típica Holanda dos moinhos de vento e o espetáculo das flores🌷🌷.
✔️Preço para 2024: €175,00 pp, incluindo transporte, ingressos e guia certificado profissional brasileiro fluente em holandês
O passeio ocorre por tempo limitado na primavera e as vagas esgotam super rápido. Manda o seu contato e não deixe passar esse momento único👇Onde comer, banheiro e outras facilidades e serviços do Keukenhof
O parque das flores da Holanda tem toda uma gama de facilidades, incluindo restaurantes (embora, deixa eu ser sincero, as comidas não são assim, digamos, empolgantes… da última vez eu meio que fiquei na batata frita mesmo).
Você pode entrar com seus próprios alimentos dentro do parque, dentro do razoável. Isso quer dizer, não vai fazer um churras (obviamente), nem nada assim. Um tupperware com lanches, frutas, essas coisas, são ok.
Tem barraquinhas vendendo sorvetes, café, morangos coisas assim.
Tem até bastante banheiros, bem usáveis mesmo por crianças. E são acessíveis por cadeirantes.
O parque oferece serviço de lockers (guarda-volumes) para você guardar sua bagagem. Você pode reservar uma cadeira de rodas gratuitamente (ou paga, se quiser uma com motor) na página de facilidades do Keukenhof.
Ah, e o parque tem wi-fi gratuito, mas eu acabei usando a rede do meu celular mesmo, então não testei o sinal e a qualidade.
Como curtir os campos de tulipa e flores na Holanda ao redor do Keukenhof de barco
Um passeio popular é andar vendo os campos de tulipa que ficam ao redor do parque. Tem dois jeitos principais de aproveitar os campos de tulipa.
Primeiro você pode pegar um barco elétrico dentro do próprio Keukenhof. Ele dá a volta pelo parque e você vai curtindo os campos de tulipa.
O passeio dura cerca de 45 minutos, e custa 10€ para adultos, 5€ para crianças de 4 a 11 anos (3 anos ou menos é de graça).
A saída fica ali logo ao lado do moinho de vento. Mas chega cedo (ou se prepara para fila), que os passeios esgotam, tipo, rapidão!
Como curtir os campos de tulipa na Holanda ao redor do Keukenhof de bicicleta
E também dá para alugar uma bike no estacionamento perto da entrada principal do parque e sair pedalando por conta. O próprio Keukenhof sinalizou 4 rotas diferentes para você seguir, variando de 5 a 25 quilômetros.
Atenção: não é permitido andar de bicicleta dentro do parque! Apenas pelos caminhos e campos de tulipa em volta.
Você também pode reservar uma excursão pelos campos de tulipa ao redor do parque de bike, e evitar se perder.
Como comprar ingressos para o Keukenhof
Bom, você pode comprar na bilheteria do parque (lembre-se, até as 18 horas, quando ela fecha), se você curte ficar esperando em filas em vez de, tipo, passear vendo flores.
Ah, outra vantagem: você não precisa imprimir o ingresso para o Keukenhof! Se levar no Smartphone eles aceitam. Eu sei, eu já testei! Super funciona!
Você pode comprar o ingresso para Keukenhof mais passagem de ônibus também: