Início Onde ficar Hotéis e regiões

Onde ficar em Amsterdam: dicas de hotéis e locais para se hospedar

Eu sei, achar uma boa localização para se hospedar em Amsterdam pode ser confuso, ainda mais se for a sua primeira vez aqui. Eu lembro ainda de ficar perdidão quando me mudei em 2007. Mas agora que conheço profundamente a cidade, eu vou te ajudar e listar os melhores bairros para ficar em Amsterdam.

Além dessas dicas de onde ficar em Amsterdam, vou listar as vantagens, as desvantagens e as atrações perto de cada localização, para você decidir certinho o que é melhor para o seu caso.

E se você decidir que esse é o melhor lugar para você ficar em Amsterdam, vou colocar algumas dicas de hotéis na região, com opções para todos os orçamentos para você achar a acomodação com o melhor custo benefício para você. Imperdível! Vamos lá:

Onde ficar em Amsterdam: Centro medieval (Binnenstad) – Agito e praticidade

O centro medieval é onde Amsterdam nasceu, lá pelo ano 1270. Essa área chegou a ser cercada por um muro medieval (a invenção da pólvora tornou ele obsoleto), e ficando lá você pode se hospedar, ou visitar, prédios mais antigos do que o Brasil.

Resumo: É uma área bem cheia e agitada, fácil de pegar transporte e ir aos lugares a pé, com muita infra estrutura, mas na muvuca pode ser cansativa e nem sempre é fácil distinguir entre as muitas opções coisa boa de armadilha.

Vantagens de se hospedar no Centro de Amsterdam

O centro de Amsterdam é a área mais antiga da cidade. Se você resolver se hospedar no centro, você vai ter uma boa infra de transportes para toda parte da cidade, e até de outras cidades da Holanda: a Estação Central (Amsterdam Centraal Station) fica no centro. É fácil de se locomover mesmo a pé, e tem várias atrações perto.

A infra do centro não se limita a transporte, claro. Tem supermercado, restaurantes, banco e tudo o que você precisar. O centro é prático, e se você gosta de sentir a vibe da cidade, agitação e gente do mundo inteiro, você vai gostar!

Desvantagens de se hospedar no centro de Amsterdam

Bem, nem sempre os prédios são os mais novos – e quando são, são caros. O centro de Amsterdam é bem cheio e agitado, já que é onde se concentram a maioria dos turistas. Isso pode ser uma vantagem, ou uma desvantagem, mas espera grandes concentrações de gente, inclusive em supermercados, por exemplo. E os preços de tudo no centro de Amsterdam podem ter aquela taxa-turista embutida.

Principais Atrações perto das acomodações no Centro de Amsterdam

  • A Praça Dam, onde Amsterdam começou
  • O famoso Red Light District, o Bairro da Luz Vermelha (para adultos)
  • O Museu de Cera da Madame Tussaud
Sugestões de hotéis no Centro de Amsterdam

Onde ficar em Amsterdam: Jordaan & Cinturão de canais (Grachtengordel) – Charme hype

O Jordaan (pronuncia-se “iôrdaan” e não “jordã“), é um bairro super hype, onde Amsterdam tem mais cara de Amsterdam. aquelas fotos típicas que você vê, com casinhas e canais? A maioria foi tirada no Jordaan.

Logo ao lado do Jordaan tem o cinturão de canais de Amsterdam. Uma área histórica, com muitos prédios típicos espalhados entre os três principais canais e outros menores. E foi tombada pela UNESCO como patrimônio da Humanidade.

Resumo: O Jordaan é lindo, tem a típica cara de Amsterdam, é cheio de lojinhas interessantes, livrarias, cafés charmosos e mais. Por outro lado, a infra de transporte não é boa, e os preços tendem a ser maiores.

Vantagens de se hospedar no Jordaan e Cinturão de Canais em Amsterdam

Bem, como negar? O Jordaan é lindo. Passear a pé pelo Jordaan é um dos programas que recomendo em Amsterdam, e você já está lá! Fotos lindas são garantidas, e você vai poder descobrir cafés charmosos, lojas alternativas interessantes, feiras orgânicas e, claro, a melhor torta de maçã de Amsterdam, na Winkel 43. A Casa de Anne Frank fica no Jordaan, e você está ali ao lado. Para quem gosta de descobrir uma cidade a pé, o Jordaan é um dos melhores bairros.

Se Amsterdam tem um coração, eu desconfio que fica no Jordaan.

Desvantagens de se hospedar no Jordaan em Amsterdam

Bom, primeiro tem o preço. Não é um bairro barato no geral. Depois, a infra de transportes não é muito boa. Por não muito boa quero dizer inexistente. Você vai ter que andar até o centro (que, para ser justo, fica ao lado, dá pra ir a pé tranquilo) ou pedir um Uber. E as ruas podem ficar um pouco apertadas com tanta gente passando por ali, bikes zuzucando, e as ruinhas apertadas podem ficar bem difícil de passar em alguns pontos.

Outro problema do Jordaan é que muitos hotéis não têm elevador e te restam as escadas holandesas, famosamente íngremes e estreitas. Leve equipamento de escalada, ou pergunte antes no hotel se eles possuem elevador, e caso não, em qual andar você vai ficar.

Principais atrações perto das acomodações no Jordaan, Amsterdam

  • A Winkel 43 com a melhor torta de maçã de Amsterdam
  • A Casa da Anne Frank
  • Os famosos canais de Amsterdam
Sugestões de hotéis no Jordaan

Onde ficar em Amsterdam: De Pijp – vida noturna

O De Pijp é outro bairro cool de Amsterdam, muito boêmio, com cervejarias locais. Outra pegadinha de pronúncia: se diz “dê páip” (quer dizer “o cachimbo” em holandês, porque de alguma maneira os holandeses enxergaram um cachimbo na forma do bairro. Não me pergunte e sim, eu sei o que você está pensando…).

Resumo: O De Pijp é um bairro de agitada vida cultural, parques, cinemas, barzinhos e perto de várias atrações. Porém, se você prefere algo mais pacato, o De Pijp pode não ser para você.

Vantagens de se hospedar no De Pijp Amsterdam

Primeiro, é um bairro charmoso com vida noturna rolando, onde muitos locais vão para curtir. Muitos cafés, barzinhos e restaurantes. Tem boa infra de transportes, supermercados e restaurantes.

Depois, tem várias atrações ali mesmo (veja mais abaixo), e dá para incluir um dia no seu roteiro só ali nos arredores.

Sou grande fã do De Pijp.

Desvantagens de se hospedar no De Pijp, Amsterdam

Se você não curte vida boêmia, agito nas ruas, o De Pijp não é pra você. As opções de transporte são boas, mas não as mais completas da cidade.

Principais atrações perto das acomodações no De Pijp, Amsterdam

  • Albert Cuyp Markt, a maior feira de Amsterdam
  • Sarphati Park, charmoso e boa alternativa ao Vondelpark
  • Heineken Experience, para quem é fã da famosa cervejaria holandesa
Sugestões de hotéis no De Pijp em Amsterdam

Onde ficar em Amsterdam: Área dos museus (Museumkwartier) – cultura e alto padrão

Outra área nobre de Amsterdam, onde se concentram os três grandes museus de Amsterdam (Rijksmuseum, Van Gogh Museum e Stedelijk museum). Fica logo ao lado do De Pijp inclui a vizinhança do famoso Vondelpark.

Resumo: Há boa infraestrutura, com supermercado, restaurantes e transporte. Se você gosta de museus, é perfeita. Porém, consequentemente, os preços tendem a ser maiores.

Vantagens de se hospedar na Área dos Museus de Amsterdam

É uma área muito agradável de Amsterdam, com ruas arborizadas, restaurantes bacanas, boa infra de transportes. Ali pertinho você tem o Vondelpark, tem a PC. Hoofdstraat, que é uma rua de compras só com marcas de alto padrão e de luxo.

Tem muitos cafés charmosos e também o het Concertgebouw, que é uma sala de concertos e música clássica muito lindo.

Desvantagens de se hospedar na Área dos Museus de Amsterdam

Eu diria que a principal desvantagem é o preço. Como eu disse, é uma área top, e portanto, não é a mais barata da cidade. Se você puder pagar, é uma boa área.

Principais atrações perto das acomodações na Área dos Museus de Amsterdam

  • Os museus: Van Gogh, Rijksmuseum (Museu Nacional) e Stedelijkmuseum (Museu Municipal) são os mais famosos
  • Het Concertgebouw, casa de concertos, apresentações e música clássica
  • O Vondelpark, o mais famosos parque de Amsterdam
Sugestões de hotéis na Área dos Museus em Amsterdam
  • Sugestão de hotel de luxo em Amsterdam: Conservatorium
  • Sugestão de hotel com bom custo benefício em Amsterdam: NH Novotel

Onde se hospedar barato em Amsterdam: Bijlmer – compras e diversidade

A Bijlmemeer, onde fica a estação Bijlmer ArenA (esse último A de ArenA é maiúsculo mesmo), fica mais afastada do centro de Amsterdam, e é uma área mais moderna, construída nos anos 1960. Uma área que atrai empresas e muitos imigrantes como moradores, é um pouco afastada do centro e menos conhecida dos turistas, mas pode ser uma alternativa interessante, dependendo da sua disposição e orçamento.

Os hotéis da região atendem bastante pessoas que estão ali a trabalho em alguma das corps que ficam na Bijlmer, então tem aquela cara de hotel executivo.

Resumo: Embora mais afastada do centro, a Bijlmer é facilmente acessível de metrô, e tem comércio e restaurantes para atender as empresas da região. Boa para compras. É onde fica o Estádio do Ajax, e em dia de jogo e show pode ficar lotada. Não tem muitas atrações e pode ser vazia durante a noite, mas tem preços em conta.

Vantagens de se hospedar na Bijlmer ArenA

Bem, a primeira vantagem é o preço. É uma área um pouco mais em conta do que as áreas mais badaladas. A estação de trem, metrô e ônibus Bijlmer ArenA oferece fácil acesso pro centro de Amsterdam e outras cidades. Se hospedar na Bijlmer e só voltar para dormir é uma alternativa perfeitamente aceitável.

E se você quer fazer compras, a Bijlmer ArenA oferece várias opções, incluindo a Decathlon e a Perry, para roupas e artigos esportivos, o MediaMarkt para eletrônicos em geral, e uma ponta de estoque de marcas.

E por ser uma área com imigrantes, tem muitas lojas étnicas, com artigos de várias culturas, para você explorar. E tem supermercados perto, como o Albert Heijn e o Lidl.

Por fim, a Bijlmer Arena abriga o estádio do Ajax e o Heineken Music Hall, onde tem grandes shows (eu vi Paul McCartney lá) e um Pathé IMAX, para ver blockbusters em 3D som super snevers digital remix power plus BOOOM! Vi muitos filmes lá, é um bom cinema.

Desvantagens de se hospedar na Bijlmer ArenA

Bom, é mais afastado do centro, tem esse aspecto. E é uma área comercial, com muitas empresas, prédios corporativos, o que muita gente acha menos charmoso, e de noite fica meio, enfim, vazia, tudo fechado, pode dar uma aparência não muito, como direi… convidativa.

Em dias de jogo do Ajax, ela pode ficar tumultuada, cê manja torcida de futebol, né?

Não tem tantas opções de restaurantes também, mas se você está ficnado lá só para dormir, não faz tanta diferença.

Principais atrações perto das acomodações na Bijlmer, Amsterdam

  • Estádio do Ajax
  • Heineken Music Hall
  • Compras e ponta de estoque
  • Centro comercial com lojas de produtos étnicos
Sugestão de hotel na Bijlmer

Onde se hospedar em Amsterdam: Amsterdam Noord – Alternativo

Se você cruzar a baía de Amsterdam, chega numa área que até uns 10 anos atrás não era muito valorizada. Amsterdam-Noord era uma área totalmente industrial, de estaleiros, e estava até meio abandonada. Mas com o tempo isso mudou. O espaço barato e amplo atraiu uma galera alternativa, a fim de criar e usar o espaço, e Noord virou meio que um hub cultural cool de Amsterdam e hoje está totalmente revitalizado.

Resumo: Amsterdam Noord é uma área do outro lado da baía de Amsterdam, vibrante com muita cultura alternativa. Com a nova linha do metrô ficou também mais acessível. Porém, pode ser alternativa demais para alguns gostos.

Vantagens de se hospedar em Amsterdam-Noord

Amsterdam-Noord tem muitas coisas para descobrir, com restaurantes e museus fora do esquemão, tendendo fortemente para o lado cultural alternativo. Todas as idades são bem-vindas, e se você gosta de pensar fora do sistema e tem a mente aberta, ou apenas está curiosos para ver coisas novas e inovativas, gosta de arte e experimentação, Amsterdam-Noord oferece uma rica experiência.

A Linha Norte Sul oferece acesso rápido ao centro, mas você também pode pegar as balsas gratuitas, que funcionam 24 horas (embora possa haver espera maior dependendo do horário). Os preços não são os mais altos também.

Desvantagens de se hospedar em Amsterdam-Noord

Com o passado industrial e desenvolvido por squatters, a Amsterdam-Noord pode parecer meio… dilapidada em alguns pontos. Não é uma ‘rea chique ou arrumadinha, e isso pode incomodar algumas pessoas, especialmente a noite (a área é segura). A infra estrtura pode deixar um pouco a desejar também.

Principais atrações perto das acomodações na Amsterdam-Noord

  • A torre Amsterdam Lookout, com seu balanço no alto
  • O Filmmuseum, o museu de filmes, com cinema alternativo e um restaurante
  • O painel da Anne Frank feito pelo brasileiro Eduardo Kobra no Museu STRAAT, de grafitti
  • Muitos cafés, bares e restaurantes diferentes, como o Pllek, feito com conteiners de navios
  • Uma bela vista de Amsterdam

Dica: repare no sumbarino soviético abandonado e todo grafitado perto da chegada da balsa…

Sugestões de hotéis em Amsterdam Noord
  • Sugestão de hotel econômico em Amsterdam: ClinkNoord Hostel
  • Sugestão de hotel com bom custo benefício em Amsterdam:  NH Novotel Noord / Bastion Hotel Noord
  • Sugestão de hotel de luxo / boutique em Amsterdam: Farada Hotel – Esse é um hotel que fica em uma grua industrial enorme transformada em hotel com quartos designers. Não é barato, mas você fica numa grua em Amsterdam-Noord! Quão cool é isso?

E essas foram as minhas dicas de onde se hospedar em Amsterdam… mas tem mais!

Ops, ainda assim não achou algo para você? Então tenta essa busca do Booking, tenho certeza que você vai achar o hotel certo!

 

Quem escreve: Meu nome é Daniel Duclos, conhecido como Ducs. Eu moro em Amsterdam desde de 2007, e desde então dou dicas para brasileiros que estão planejando viagem por aqui. Com milhões de acessos em sua história, o Ducs Amsterdam continua inovando e dando dicas essenciais, feito por um morador e conhecedor de Amsterdam. Obrigado pela sua confiança e boa viagem!