Início O que fazer Amsterdam com Crianças

O que fazer em Amsterdam com crianças: dicas para se divertir com seus filhos e a família toda

Quando você está programando o que fazer em Amsterdam com crianças dá aquela insegurança, não dá não? Pode me contar, eu sou pai de dois. É, eu sei da fama de Amsterdam. Mas eu crio meus filhos aqui e posso te garantir: Amsterdam é uma das melhores cidades do mundo para as crianças.

Nem sou só eu que acho: tem pesquisa atrás de pesquisa mostrando que as crianças mais felizes da Europa moram na Holanda e a UNICEF considerou a Holanda o país onde as crianças tem o maior bem-estar entre os países desenvolvidos! E Amsterdam é, sim, parte disso. Eu crio meus filhos aqui e posso dizer em primeira pessoa: Amsterdam é fantástica para crianças!

Pode vir com seus filhos tranquilo pra cá, que vai ser bacana e tem muito o que fazer em Amsterdam com crianças. Irei te dar as minhas dicas. Quer dizer, minhas não. Dos meus filhos.

O que fazer em Amsterdam com crianças: aprender na prática visitando o museu de ciências Nemo

Idade recomendada das crianças: Tem diversão pra todo mundo, mas acho que a criança em idade escolar, digamos, a partir de uns 4 anos, vai curtir mais
Tempo bom ou ruim? Funciona com tempo ruim ou muito frio, mas no verão o telhado fica aberto, tem água pra brincar e uma linda vista de Amsterdam 

O NEMO é um museu de ciências prático. A ideia é experimentar e mexer, descobrir, aprender fuçando, exatamente o princípio da ciência. O público alvo principal são as crianças, mas óbvio que o crianção aqui se diverte junto (e se enche de saudades do tempo em que eu trabalhava na Estação Ciência em São Paulo. Conhece?).

O prédio do museu é uma atração em si: em formato de proa de navio, ele se projeta no het IJ (a baía em frente à Amsterdam), e por baixo dele entra o túnel que cruza a baía e leva à parte norte da cidade.

O prédio do NEMO foi muito criticado no começo (tinha gente que previa que o “navio” iria afundar), mas hoje é um sucesso. No verão, com tempo bom, o NEMO abre seu telhado gratuitamente para o público e oferece uma linda vista da cidade, cafeteria, cadeiras de praia e mais.

Os experimentos são muito bem bolados e muito bem explicados (em holandês e inglês), e sempre tem o que descobrir.

Além dos experimentos, eles fazem uma demonstração ao vivo de uma daquelas máquinas estilo Tom & Jerry, sabe, que uma coisa ativa outra em interações cada vez mais doidas até atingir um resultado final. É como ver um desenho animado ao vivo, e meus filhos adoravam ver multiplas vezes.

E se você tem um lado geek, cuidado com a lojinha do museu. Você vai gastar dinheiro lá. Garantido…

Não esqueça de comprar o ingresso antes aqui via Ducs

O que fazer em Amsterdam com crianças: ler e contar histórias, explorar e descobrir na Biblioteca Pública de Amsterdam (OBA)

Idade recomendada das crianças: Qualquer idade! Que criança não gosta de ouvir historinhas no colo dos pais, ou ler eles mesmos?
Tempo bom ou ruim? Ano todo, mas é perfeita para ir com tempo ruim ou muito frio

Bem pertinho do NEMO você acha mais uma excelente dica para crianças em Amsterdam: a Biblioteca Pública de Amsterdam (OBA da sigla em holandês), unidade central. Pra começo de conversa, ela tem um andar inteiro dedicado às crianças (é o -1). Lá tem livros para crianças pequenininhas até maiores, com temas variados. Tem quadrinhos, e tem livros de ciência, e de ficção e…

Seu pequenucho ainda não lê? Sem problemas: espalhadas pelo andar, você acha poltronas e almofadas confortáveis para você sentar e ler para eles.

Mas eles nem precisam ler: tem uns brinquedos para eles explorarem, uma casinha de ratinho em exposição, criada por uma artista holandesa, com mais de cem cômodos inteiramente detalhados para ver, rever e sempre descobrir um ratinho novo.

E se a criança quiser ir ao banheiro, o andar tem um exclusivo para elas. E se ficarem com fome, corre pro sétimo andar da OBA, onde tem uma lanchonete muito boa, com diversas opções que farão sucesso com você e a gurizada. E uma bea vista de Amsterdam para todos.

A entrada é gratuita.

OBA, Biblioteca Pública de Amsterdam – www.oba.nl
Oosterdokskade, 143

Abre Todos os dias das 10h00 às 22h00 (feriados tem horários diferenciados de fechamento, consulte o site)

O que fazer em Amsterdam com crianças: interagir com os bichinhos nas fazendinhas (kinderenboerderij)

Idade recomendada das crianças: Acho que é mais legal para os petiticos, até uns cinco anos, digamos.
Tempo bom ou ruim? Essa é melhor ir quando o tempo estiver bom 

A minha filha mais velha passou por toda a fase de bichinhos da fazenda em seu tempo, aprendendo sobre os cavalinhos, vaquinhas, porquinhos e tal. Depois foi o meu caçula, com seu livrinho de bichinhos da fazenda.

E com os dois foi sucesso levá-los para ver uma das inúmeras fazendinhas de bichinhos espalhadas por Amsterdam, principalmente em parques. É super fofo, tem os bichinhos todos “que nem no livinhu, né, papai?”, e eles podem ver e interagir com os bichinhos.

Bichinhos e criancinhas = fofolência máxima (Foto: galitskaya / Adobe Stock)

Se você quiser alimentar um dos bichinhos algumas fazendinhas deixam você comprar comidinha pros bichinhos. No Amstelpark tem uma que eu curto, e no Amsterdamse Bos tem uma fazendinha de cabras que também é sucesso. Lá você pode não só interagir com os carneirinhos, como comprar produtos locais da fazenda, e até comer no restaurante orgânico. Acaba sendo legal para toda a família.

Geitenboerderij Ridammerhoeve (Fazendinha de cabras) – www.geitenboerderij.nl/en/
Nieuwe Meerlaan 4
Abre das 10 as 17h00, mas atenção, fecha às terças feiras.

O que fazer em Amsterdam com crianças: curtir um piquenique, playground, patinhos nas muitas opções de parques públicos de Amsterdam

Idade recomendada das crianças: Todas as idades!
Tempo bom ou ruim? Tempo bom, mas olha, se tiver nevado ou for outono, fica lindo, lindo de ser inesquecível

Amsterdam é cheia de parques, e eles são uma excelente dica do que fazer em Amsterdam com crianças. Sério! Para os menorzinhos, tem as fazendinhas da dica anterior, e tem os playgrounds que entretêm crianças até bem maiores. E todo mundo gosta de um piquenique, né?

Você pode passar num supermercado na Holanda, comprar um monte de coisas gostosas, levar uma toalha/canga (e uns sacos plásticos para forrar embaixo, porque muitas vezes a grama está úmida ou molhada) e wow. Temos todo um outro conceito de “jantar fora” 😉

Dá para fazer caminhadas, aprender sobre árvores, ver quem enxerga o coelhinho, ver patinhos, jogar bola…

E se tiver nevado? Pode ser que o frio assuste, mas um parque nevado em Amsterdam é uma experiência para lembrar o resto da vida. Tente fazer um boneco de neve, participe de uma guerra de bolas de neve (às vezes de maneira involuntária) e tire milhões de fotos.

No outono os parques são lindos demais também, com as folhas amarelas e vermelhas. Perfeito para um ensaio fotográfico com a família toda!

O que fazer em Amsterdam com crianças:  loja infantil, com serviços para crianças, café para os pais, e área de brincar

Idade recomendada das crianças: Depende do café: tem opções para bebês até mais velhos, digamos uns 5 anos.
Tempo bom ou ruim? Ótima opção para tempo ruim

Loja de brinquedo-esquemão tem muitas em Amsterdam, mas essa é um pouco diferente. Digo, muito diferente. A ideia é a seguinte: eles juntam uma loja de artigos infantis: roupas, brinquedos, acessórios. Tudo de muito bom gosto e mais alternativo (nada de Lego, por mais legal que seja Lego).

Daí eles oferecem serviços como cabeleireiro infantil. E colocam a loja dentro dum café, com comidas pras crianças (e pros pais poderem tomar um café). E aí, fecham o pacote com uma área pras crianças brincarem.

Demais né? Vai lá:

Minimarkt – www.minimarkt-store.com
Beethovenstraat 5A

Abre durante a semana das 10:00 as 17L00, fim de semana até 17:30

O que fazer em Amsterdam com crianças: ficar de cabeça para baixo no Upside Down Amsterdam

Idade recomendada dass crianças: um pouco mais velhas, digamos de 8 anos até adolescentes. Adultos também vão gostar
Tempo bom ou ruim? Perfeito para dias com tempo difícil

O Upside Down Amsterdam é uma atração relativamente nova em Amsterdam. É como se fosse um museu da era digital, feito para interagir e criar fotos e vídeos incríveis para o seus feeds. Os criadores queriam compartilhar aspectos da cultura holandesa, mas da cultura holandesa de hoje em dia.

Nada de salas com obras do passado: as salas são interativas, criativas, feitas para criar visuais interessantes usando design e tecnologia, e cada uma tem um tema que é ligado a cultura da Holanda — ligando passado com o presente e futuro do país. São como se fossem cenários temáticos interativos e surpreendentes.

Perfeito para levar as crianças, mexer, explorar, descobrir e criar. E ter muitas fotos e vídeos para compartilhar nas suas redes ou apenas guardar consigo de lembrança de uma experiência que você teve junto com seus filhos.

Chama Upside Down porque vária salas tem uma decoração que cria uma ilusão de ótica que faz você parecer de cabeça para baixo. Mas tem muito mais coisas para você se surpreender.

Dica pró: o Upside Down Amsterdam fica pertinho do roteiro que eu fiz sobre a verdadeira casa de Anne Frank — dá para combinar as duas atrações num dia muito interessante

Certamente as crianças vão se divertir, e arrisco dizer que você também. Uma das salas é uma piscina de bolinhas tecnológico, mas não vou contar mais para não dar spoiler.

E na saída tem uma lanchonete perfeita para crianças — tem um milkshake que parece saído de um desenho animado, de tanta coisa que tem.

Reserve seu ingresso no Upside Down via Ducs aqui:

Divirtam-se todos!

Essas foram apenas algumas das sugestões para você curtir Amsterdam com as crianças. Há muitas, muitas outras. Não acredite na fama de que Amsterdam é só para adultos!

E é claro, além desses passeios em Amsterdam para as crianças, há os passeios tradicionais também: tour pelos canais, museus famosos, que podem entreter as crianças e os adultos. Inclusive, os museus grandes, como o Rijksmuseum e o Van Gogh museum sempre tem algo para as crianças.

E a própria cidade de Amsterdam é uma atração para as crianças. Cada idade provavelmente irá descobrir um aspecto diferente dela, e compartilhar estas descobertas uns com os outros é a grande aventura.

Eu tenho dicas sobre segurança e outras coisas práticas para lidar na sua viagem parta Amsterdam. Eu sou pai, eu sei como é.

Se você se sentir mais confortável tendo os serviços de um guia brasileiro para levar sua família para descobrir Amsterdam, é uma opção super interessante. Veja aqui:

Guia brasileiro
  • Prestativo e profissional

 

 

Quem escreve: Meu nome é Daniel Duclos, conhecido como Ducs. Eu moro em Amsterdam desde de 2007, e desde então dou dicas para brasileiros que estão planejando viagem por aqui. Com milhões de acessos em sua história, o Ducs Amsterdam continua inovando e dando dicas essenciais, feito por um morador e conhecedor de Amsterdam. Obrigado pela sua confiança e boa viagem!