Início O que fazer Chuva

O que fazer em Amsterdam com chuva: roteiro com dicas

Você está em Amsterdam. Está chovendo? Totalmente normal… Mas não desanime! Faça como os holandeses, que dão de ombros e dizem “não sou feito de açúcar” e vão passear.

Aí você se pergunta: “Mas o que fazer em Amsterdam com chuva?”

Vem comigo e vou te dar as dicas para você não ficar preso no hotel só porque está chovendo em Amsterdam.

Não se deixe intimidar pela chuva em Amsterdam: há muitas coisas para fazer e aproveitar sua viagem em qualquer tempo!

1. O que fazer em Amsterdam na chuva: Visitar museus enquanto o mundo cai lá fora

Amsterdam é coalhada de canais, bicicletas e museus! Mas os museus têm a interessante propriedade de te prover um telhado e coisas interessantes debaixo dele.

Na Museumplein, a praça dos museus, você tem diversas escolhas. Provavelmente você já visitou o Museu do Van Gogh, mas o Museu nacional (Rijksmuseum) é grande e dificilmente você vê todo em uma visita. Você pdoe dedicar uma visita só para as obras de arte, e outra para a seção de história.

Ou, se vocÊ já viu os dois, vai no Stedelijk Museum, O Museu Municiapal também na Museumplein. Ele é um pouco menos famoso que os vizinhos Van Gogh e Rijks, mas eu curto muito. É arte moderna, e muita gente não gosta de arte moderna.Mas espere!

Se você entender que o objetivo de muito da arte moderna é experimentar e testar os limites da questão “o que é arte”, e colocar no contexto da época em que ela foi produzida, você vai expandir seus horizontes culturais.

Nada mal para um dia chuvoso que muita gente passaria vendo TV no quarto do hotel, né?

Outro museu menos pop, mas que eu gosto muito é o Amsterdam Museum, que conta a história da cidade. Muitas vezes fui enxotado de lá porque eles queriam fechar e eu estava fuçando o acervo todo, peça por peça, aprendendo sobre a minha cidade do coração.

Se você tiver com criança: Museu de ciências NEMO

O Museu de ciências NEMO é um prédio icônico em Amsterdam, com sua forma de proa de navio projetando na baia da cidade. E é perfeito para levar as criancças curiosas, porque ele é um museu bem aplicado, feito para as crianças interagirem com a exposição, se divertidno e absorvendo os conceitos científicos. Tudo muito bem feito e explicado.

2. O que fazer em Amsterdam na chuva: Entrar no clima vendo exposições culturais nas antigas Igrejas de Amsterdam

No coração de Amsterdam existem duas igrejas que de tão antigas nem servem mais como igrejas mais. Hoje são museus com exposições interessantes e, claro, a arquitetura religiosa feita para impressionar.

Especialmente se estiver chovendo lá fora, dando aquele climão gótico.

Mas voltando: é comum na Europa prédios antigos perderem sua função original e serem reusados com outros propósitos, e isso igrejas que acabam dessacralizadas. Algumas viram livrarias, outros prédios de apartamento.

A Oude Kerk (“Igreja Velha”, do século XIV) fica bem no meio do Red Light District de Amsterdam, e pode ser visitada para exposições de arte, fotografia, e outras coisas legais, que incluem concertos de órgão.

E na praça Dam, ao lado do Palácio Real tem a Nieuwe Kerk, Igreja Nova, uma meninota do século XV, também é uma visita interessante pra se abrigar da chuva.

Hoje ela é usada para com exposições temporárias interessantes, como a World Press Photo,d e fotos jornalísticas premiadas.

Tanto a Oude Kerk quanto a Nieuwekerk podem ser visitdas com o cartão da cidade oficial, o I Amsterdam card — que te dá também direto ao tranposrte público e diversas outras atrações, incluindo passeio de barco, que a minha próxima dica do que fazer em Amsterdam com chuva.

3. O que fazer em Amsterdam com chuva: um passeio de barco pelos canais

Essa é uma das minhas dicas essenciais para Amsterdam em qualquer tempo, mas serve perfeitamente para um dia chuvoso. Você senta abrigado no barco e aproveita para ver Amsterdam de um outro ângulo. (O primeiro passeio de barco pelo canal de Amsterdam que eu fiz na vida, lá em 2007, foi num dia chuvoso).

Você vai ter, além das informações turísticas providenciadas pelo barco, uma visão da vida cotidiana de Amsterdam: os canais são tomados por casas barcos. As pessoas moram ali, e existe toda uma vida que as vezes a gente não nota quando está no nível da rua. E chuva é a realidade de muitos dias de quem mora por aqui.

E você pode aproveitar o clima aconchegante criado pelo ambiente interno do barco frente a chuva lá fora e curtir um cruzeiro com queijos e vinhos.

4. O que fazer em Amsterdam com chuva: Ver a cidade chuvosa do alto enquanto toma algo quentinho

E você nem precisa se molhar pra ver Amsterdam sob chuva. Inclusive, pode estar tomando uma bebida quentinha e tudo. Amsterdam tem diversos cafés com vistas bacana pra molhada cidade aos seus pés. Minha sugestão é: suba em um deles.

Você pode ir ao LuminAir, no 11° andar do Hilton e sentar num lugar perto da janela. O LuminAir é um bar onde você pode tomar um drink ou coquetel com Amsterdam estará aos seus pés.

Ou você pode ir ver Amsterdam bem do meio dela:  o café Blue fica no centro de Amsterdam, em cima do Kalvertoren e tem paredes de vidro.

Tomando um café ou capuccino, você pode olhar Amsterdam escorrendo pelas suas janelas.

Blue Amsterdam
Endereço: Singel 457 (3° andar do Kalvertoren Winkelcentrum)

LuminAir
Endereço: Oosterdoksstraat 4 (11° Andar do Double Tree by Hilton)

5. O que fazer em Amsterdam na chuva: Ir às compras!

Já que tá chovendo lá fora e o passeio ficou mais difícil, aproveita pra ir às compras no cobertinho.

Quero dizer, a Kalverstraat e 9 Straatjes são ruas de comércio, mas eu tô falando de ir em lugar de compras fechado. Não, não shopping center, mas por exemplo uma loja de departamentos como o Bijenkorf, bem no centrão, ali na praça Dam.

O Bijenkorf é uma cadeia de lojas de departamentos com tendência ao chique, marcas famosas, uma espécie de Harrods-wanna-be da Holanda. Você vai encontrar lá moda feminina, masculina e infantil, acessórios de cozinha (pratos, copos), perfumes e cosméticos em geral, um café e até livros (na maioria best-sellers). E muito mais.

Se preferir ir pros eletrônicos, pega o metrô 54 e desce na estação Bijlmer ArenA (com o último A em maiúsculo mesmo, sempre me corrigem). Lá tem o Mediamarkt, vendendo de tudo que vai na tomada ou use bateria.

A Bijlmer tem também outras lojas grandes, como a Decathlon (artigos esportivos com bons preços) e a Perry (esportes outdoor e aventura – bom para comprar roupa esportiva a prova d’água). Ah, e um outlet de moda também.

6. O que fazer em Amsterdam com chuva: Tomar cerveja boa em um bruin café

Antes de começar: resista à tentação de dizer “bruím” e tente falar algo mais próximo de “bráum” café. Uma das peculiaridades do amável  e divertido idioma batavo.

Outra pegadinha: “café” aqui é pub, e não um lugar para tomar café. Bruin café é um tipo especial de pub, um muito antigo que teve as paredes amarronzadas (bruin quer dizer marrom em holandês) pelo tempo, esfumaçado pelo tempo, ganhando charme e história pra acompanhar sua cerveja.

Os bruine cafés são mais um caso em que a chuva só acrescenta ao clima. Lá fora chuvoso, aqui dentro gezellig (“aconchegante”) e quentinho, cerveja boa na sua frente… quem está com pressa de ir embora?

Relaxe, pede mais uma, aproveite a conversa. A chuva não vai a lugar algum, por que você iria?

Bem-vindo à chuvosa e charmosa Amsterdam.

Sugestões? Opa. Leve duas:

‘t Smalle
Endereço: Egelantiersgracht 12

Um bruin café no Jordaan (bairro que já um passeio em si), existe desde algum ano por volta de 1786. É pequeno, charmoso, antigo e você vai entender o que é gezellig indo lá.

(Gezellig é uma palavra supostamente sem tradução exata, indicando algo ou alguém aconchegante, agradável ou aprazível num sentido social)

In de Wildeman
Endereço: Kolksteeg 3

Um dos meus pubs favoritos, cerveja boa, atendimento simpático (mas meio errático), clientela de amsterdammers, centrão de Amsterdam. Ah, e cerveja boa, mencionei? Já? OK.

7. O que fazer em Amsterdam com chuva: curtir um espaço multicultural com história, brechós, cinema e comida

O De Hallen era uma antiga estação de tram (bondes ou eléctricos) de Amsterdam. Ela foi refatoriada e adaptada em um espaço de convivência urbana, e hoje abriga brechós, um cinema alternativo, uma biblioteca, café e uma praça de alimentação onde só há lanchonetes locais de Amsterdam (nada de fast food americana por aqui).

Você pode evitar a chuva e ir cutir Amsterdam junto com os locais no De hallen, num passeio bem autêntico, com muitas alternativas em um só lugar. É possiel de até você me ver lá, um dia chuvoso desses!

Amsterdam é maravilhosa em qualquer tempo!

E quando a chuva passar, você continuará sua viagem por Amsterdam, curtindo Amsterdam o tempo todo e em todo tempo

Com ou sem chuva, eu vou te dar as melhores dicas para você planejar su viagem por Amsterdam. Ainda no assunto clima, você pode aproveitar aqui as dicas específicas sobre a época que você vai visitar Amsterdam, com temperaturas, dicas de clima, e o que está rolando naquela estação.

Eu também tenho dicas de hotéis, e de atrações de Amsterdam imperdíveis em qualquer clima. E, muito importante, dicas práticas sobre Amsterdam (com dicas sobre dinheiro, banheiro, tomada, telefones úteis, segurança e mais).

 

 

Quem escreve: Meu nome é Daniel Duclos, conhecido como Ducs. Eu moro em Amsterdam desde de 2007, e desde então dou dicas para brasileiros que estão planejando viagem por aqui. Com milhões de acessos em sua história, o Ducs Amsterdam continua inovando e dando dicas essenciais, feito por um morador e conhecedor de Amsterdam. Obrigado pela sua confiança e boa viagem!