Quando você pensa em Holanda, você vai lembrar de moinhos de vento, diques, tulipas e tamancos, vaquinhas e quiçá, queijos. E se eu te contar que existe um lugar na Holanda que você pode ver tudo isso reunido, pertinho de Amsterdam o suficiente para fazer um bate e volta num dia (ou até em meio período)? Interessou? Vamos então conhecer Zaanse Schans, a famosa Vila dos Moinhos.
Eu vou te ensinar a chegar lá e o que ver e fazer numa das atrações turísticas mais famosas da Holanda.
Ache o que precisa:
Como chegar na Vila dos Moinhos (Zaanse Schans)
Saindo de Amsterdam, você pode ir de trem para Zaanse Schans. Vá até a estação central de Amsterdam e pegue o trem em direção a Uitgeest (passa de 30 em 30 minutos) e desça na estação Zaandijk – Zaanse Schans. De lá, é uma caminhadinha de cerca de 15 minutos até a Vila dos Moinhos.
De ônibus é um pouco mais complicado, e envolve baldeações (houveram mudanças nas linhas a partir de dezembro de 2023). Se você quer ir de transporte público, o mais fácil é trem mesmo.
Horário de funcionamento: nem todas as atrações estão abertas o ano todo, mas o ano todo tem atrações para você ver. A maioria das atrações abrem das 9h as 17h. Porém a área de Zaanse Schans em si está sempre aberta para você caminhar, embora depois das 17 fique bem vazio.
Se você for do tipo aventuroso, pode até ir de bicicleta 9são cerca de 14km a partir da Estação Central de Amsterdam). É bem bonito, mas não recomendo se você for iniciante no pedal e em se orientar sozinho.
Ou você pode reservar uma excursão com guia e poupar o trabalho. É o jeito mais cômodo e prático, e ainda pode emendar com outras vilas típicas da Holanda.
Seja como você escolher ir, o importante é que você chegou. Vamos ver o que tem para fazer na Vila dos Moinhos. Mas para você aproveitar melhor, vamos aprender um pouco sobre a história de Zaanse Schans.
Zaanse Schans, uma vila com muitos moinhos e muita história
Vamos começar do começo: que espécie de nome esquisito é esse de “Zaanse Schans”? De onde os holandeses tiraram o nome original da Vila dos Moinhos?
Como falar Zaanse Schans: Okay, reconheço, o nome original em holandês é pouco convidativo mesmo, cheio de schs e AA e tudo. Você pode chamar em português de “Vila dos Moinhos” mesmo, mas é legal saber o nome certo para se orientar quando chegar aqui. Zaanse Schans se diz Zãaanse (encomprifa o AA) sRRãns (o CH soa como um RR de chuRRasco). Pronto, passou. Vamos entender origem.
O que quer dizer Zaanse Schans: Ali perto da Vila dos Moinhos tem um rio chamado em holandês de Zaan. Zaanse quer dizer “do rio Zaan”. Da mesma fomra que “Brasileiro” é “alguém ou algo do Brasil”. Zaan é o rio, Zaanse é alguém ou algo do rio Zaan. Aí vem a pergunta: mas o quê é esse algo?
Oras o Schans, claro. Hey, calma, vou explicar. Schans é um tipo de pequena fortificação medieval elevada. Durante a guerra de independência da Holanda contra a Espanha, havia essa fortificação para defender a área. E agora você aprendeu também que a Espanha dominava a Holanda, e teve uma Guerra de 80 anos até os holandeses conquistarem sua independência.
Mas essa não é a única curiosidade histórica de Zaanse Schans. Sabia que tem uma que é ligada com o Brasil? Um dos moinhos de vento do local era usado para processar o Pau Brasil, extradido do Brasil e vendido na Europa, e transformá-lo no pigmento vermelho que dava origem ao nome da madeira.
A partir da Idade do Ouro da Holanda (século XVII) a área começou a se transformar num grande centro industrial, com os monhos sendo usados para processar os mais diversos tipos de materiais, de madeira usada na construção de navios, a farinha e mostarda, passando até por cacau para fazer chocolate, especiarias, pigmentos, papel e mais. No seu auge, no séulco XIX, Zaanse Schans chegou a ter 600 moinhos ativos ao mesmo tempo!
Claro, isso decaiu com a modernização da indústria, e muitos moinhos fecharam e foram desmantelados.
Depois da Segunda Guerra, os holandeses se interessaram em preservar sua hist;oria, e o distrito foi remodelado. vários monhos foram realocados para uma área mais compacta, que foi transformada em um museu a céu aberto. Na verdade, uma vizinhança que pode ser visitada gratuitamente por todos.
Quanto custa para entrar na Vila dos Moinhos?
Eu disse gratuitamente? Sim. A entrada para a área de Zaanse Chans é grátis. O estacionamento é pago, mas isso só te afeta se você estiver indo de carro. A maioria das pessoas vai com o transporte público ou excursões. Alguns moinhos cobram uma pequena taxa. Existe um museu que cobra entrada, mas você não precisa entrar para curtir Zaanse Schans. E existem várias demonstrações e exposições gratuitas.
O que me leva: o que tem para fazer e ver na sua visita em Zaanse Schans?
O que fazer e ver na Vila dos Moinhos?
Moinhos de vento, é claro — treze deles, a maioria (mas não todos) abertos para visitação (dependendo do dia e horário). Alguns são originais, alguns são réplicas, alguns cobram entrada, outros não, e cada um tem uma especialidade. É uma boa oportunidade de ver um clássico moinho de vento holandês por dentro, e muitas vezes, em ação.
Além disso você pode visitar diversos museus. Além do museu sobre Zaanse Schans, que já citei, existem outros com exposições ou demonstrações. Você pode ver um sobre tamancos holandeses, onde inclusive é feita uma demonstração de como eles são construidos. Também há um museu sobre o Albert Heijn, a maior rede de supermercados da Holanda, bem tradicional aqui (e parte do nosso dia a dia até hoje).
Você pode assistir uma demonstração e explicação de como são feitos os tradicionais queijos holandeses (e se perder na loja de queijos típicos de lá). Há uma degustação esperando por você. Falando em guloseimas, há muitas espalhadas por Zaanse Schans. Recomendo particularmente experimentar o típico Stroopwafel, um waffle fininho recheado de caramelo.
Também é possível fazer um passeio de barco, ver bichinhos de fazenda, ir entrando nas casinhas abertas ao público (nem todas — muitas são casas particulares, mas está tudo bem marcado), e ver o que está acontecendo. Tem artistas criando, pessoas com roupas típicas, lojinhas e exposições interessantes…
E, claro, você pode passear e tirar um milhão de fotos, porque a Vila dos Moinhos é extramemente fotogênica… especialmente se o dia estiver bonito.
E flores? Bem, sempre tem algumas, mas o espetáculo mesmo é na primavera, de março a maio, quando a Holanda toda se colore em flores, incluindo as típicas tulipas.
E se você estiver vindo na primavera, eu tenho a dica quente para você!
Tour Ducs Amsterdam: Conhecendo Zaanse Schans (vila dos Moinhos) e Keukenhof (Parque das tulipas) no mesmo dia
Na primavera funciona aqui na Holanda o Keukenhof, o Parque das Tulipas. é um espetáculo imperdível e algo que realmente recomendo você fazer ao menos uma vez na vida. Ao mesmo tempo, Zaanse Schans é um lugar lindo e muito legal de se visitar, como expliquei aqui nesse artigo.
Você não precisa escolher: você pode ver os dois no mesmo dia, com todo conforto e segurança, numa excursão com nosso guia brasileiro. Eu, Daniel, da Ducs Amsterdam, trabalho em parceria com o Carlos, da Andantes na Holanda, desde 2014. E nesse tempo, a excursão Vila dos Moinhos e Parque das Tulipas no mesmo dia é nosso maior sucesso. É, sem falsa modéstia, sensacional e um dia inesquecível.
Eu fiz um vídeo sobre o passeio uns anos atrás, e você pode ver aqui:
Mas fica ligeiro, porque esse passeio é muito concorrido, só ocorre na primavera, e as vagas são limitadas, para garantir uma excelente experiência para todos. Reserve já:
Reserve seu passeio Parque das Tulipas + Vila dos Moinhos com Guia Brasileiro
O Carlos é um guia 🇧🇷brasileiro parceiro do Ducs Amsterdam🇳🇱 e irá te levar num passeio inesquecível pela típica Holanda dos moinhos de vento e o espetáculo das flores🌷🌷.
✔️Preço para 2024: €175,00 pp, incluindo transporte, ingressos e guia certificado profissional brasileiro fluente em holandês
O passeio ocorre por tempo limitado na primavera e as vagas esgotam super rápido. Manda o seu contato e não deixe passar esse momento único👇